Quem nunca sonhou em ter uma casa toda automatizada, ou em poder controlar a iluminação da residência com um gesto, ou em poder controlar quase tudo pelo seu próprio celular. Tem também quem deseja montar robôs para ajudar no dia a dia, para criar projetos inovadores, criativos e se tornar um inventor! Seja em âmbito profissional, pessoal, comercial e estudantil, o Arduino pode fazer parte desses projetos, ser seu amigo e te ajudar a criar coisas incríveis!
Mas o que é o Arduino?
Usando as palavras da própria plataforma do Arduino, podemos descrevê-lo como:
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
Também é uma maneira barata de provar um conceito, validar uma ideia de projeto para os mais diversos fins.
O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP). (Arduino, https://playground.arduino.cc/Portugues/HomePage/)
Ou seja, o Arduino é uma forma de programação bem ligada à eletrônica que traz uma facilidade no seu manuseio e aprendizado. Conseguimos com essa plataforma realizar diversos projetos, desde os mais simples aos mais complexos.
Além de ser também uma plataforma de fácil acesso, onde você encontra grande parte dos materiais de aprendizagem, instruções e projetos já realizados de forma gratuita ou paga com um custo menor e uma ótima qualidade. O Arduino também é recheado de opções que podem ser trabalhadas, onde podem ser trabalhadas e de que forma.
O Arduino também tem um custo benefício excelente. Por ter diversos tipos de placas no mercado, com cada uma dessas plataformas tendo suas especificidades ou complementação diferente, com a intenção de dar mais precisão ao seu projeto, atendendo assim todas as necessidades e expectativas. Existem das plataformas mais simples às mais sofisticadas e complexas, porém todas conseguem entregar uma performance de qualidade para a realização dos protótipos.
Por que usar Arduino?
Aproximação com programação: O Arduino é uma ótima introdução ao mundo da programação, com ele você consegue entender na prática como funciona alguns modelos e também vincular o estudo do Arduino com esse ramo
Transformar seu ambiente: Com o Arduino você pode transformar o ambiente que você vive, trabalha ou estuda em um ambiente inteligente. Com o Arduino você consegue colocar comandos e automatizar objetos (por exemplo: tranca de portas automáticas, sistemas de seguranças, alarmes, controle de iluminação), além de criar novos objetos para te auxiliar e fazer tarefas cotidianas ou pontuais.
Um ótimo hobby: O Arduino é perfeito para quem gosta de fazer novos experimentos, criar novos projetos ou apenas gostaria de aprender algo novo. Tanto pelas inúmeras possibilidades que podemos criar, quanto também pelo fácil manuseio da plataforma.
Fácil aprendizado e uso: O Arduino além de ser fácil de ser manuseado, contém também diversos materiais em diversos formatos para poder utilizá-lo. Além também de conter diversos cursos introdutórios sobre a ferramenta e também tutoriais de como realizar alguns projetos.
Baixo custo: Uma das grandes vantagens que temos ao utilizar o Arduino é referente ao seu custo benefício apresentado. Ele possui plataformas que você consegue encontrar com um valor bem em conta, além também existem vários programas softwares utilizados para realizar simulação e também alguns projetos de forma gratuita.
Profissionalização na área: Além de poder ser um hobby, o Arduino pode sim te gerar renda! Você pode criar projetos e sistemas personalizados de forma profissional! Realizar venda de projetos, criar sob demanda, realizar instalações e muitas outras possibilidades que você pode explorar.

Exemplos de projetos que conseguimos fazer com Arduino
- Robôs;
- Mãos mecânicas;
- Instrumentos como piano, teclado;
- Acessórios como relógios, abajur LED, controles, teclado, controles remoto, cronômetro;
- Portas e fechaduras com sensor de movimento, senha, digital ou liberação por aplicativo;
- Sistemas de alarmes de segurança;
- Umidificador de Ar
- Ventiladores
- Velocímetro
- Sensor de movimento, gás, fumaça, incêndio, calor, distanciamento social e etc;
- Mesa mecânica
- Detector de metais
- Estufas e sistemas de irrigação automática
E muito mais, tudo irá depender da sua imaginação e necessidade para a realização do projeto. Uma dica é sempre buscar projetos referenciais e seus tutoriais, assim você consegue ter uma base para criar algo totalmente seu.
Conclusão
Podemos ver que usar o Arduino tem inúmeros benefícios para diversas áreas da sua vida, onde você pode explorar os mais diversos projetos e protótipos para serem realizados. Você pode expressar toda a criatividade no Arduino e transformá-lo em seu grande aliado. Basta você começar!

Deixe uma resposta