Já imaginou poder deixar a sua casa mais inteligente e ao mesmo tempo poder gerar renda com a habilidade adquirida?
Sim, isso mesmo que você leu, dar inteligência a sua casa e poder ganhar uma renda extra! Isso não é coisa apenas de filme ou de gente que pode pagar fortunas em sistemas, isso é algo que você mesmo pode criar, é algo real e que podemos fazer com um ótimo custo benefício!
Mas como fazer isso? Ora, é simples, realizando projetos com o Arduino!
Mas afinal, o que é Arduino?
O Arduino é uma plataforma de prototipagem de eletrônica onde seu principal foco é dar inteligência a objetos, para criar e desenvolver protótipos. Com o Arduino conseguimos criar novos objetos ou dar um novo sentido ou função a objetos já existentes, criar sistemas novos, seja de segurança, conforto, utilidade escolar, doméstica, residencial ou até mesmo profissional, criar instrumentos e muitas outras coisas, onde a sua imaginação e criatividade é o limite!
O melhor do Arduino é que podemos nós mesmos criarmos, utilizar como um hobby e aperfeiçoar nosso cotidiano com um ótimo custo benefício para o nosso bolso!
Aprender o Arduino também não é difícil, apesar de estar bem relacionado com a programação e eletrônica, ele pode ser compreendido facilmente. O Arduino também conta com diversos tipos para que você possa escolher o melhor Arduino para o seu projeto e o seu bolso!
Por que fazer a automação residencial?
A automação residencial é um grande facilitador em nossas vidas, atualmente já é uma área bem explorada em diversos países, tanto para questões de segurança, para criar reforços contra invasões como também para evitar acidentes domésticos que possam vir a ocorrer, quanto também para facilitar e criar mais agilidade no nosso cotidiano, para realizar algumas tarefas ou até mesmo para nos entreter. Para melhor entendimento, separamos alguns exemplos que podemos utilizar o Arduino para a automação residencial para você poder se inspirar:
Controle de Iluminação: Com o Arduino podemos realizar projetos de controle de iluminação das mais diversas formas. Podemos criar um sistema de sensor, que liga a luz ao detectar movimentação, um sistema de reconhecimento de voz, conectar as luzes através do Bluetooth ou de algum aplicativo desenvolvido.
Sistemas de segurança: Segurança é algo que sempre buscamos e nos dias de hoje nunca é demais, se tornou uma prioridade para a nossa vida. Com o Arduino podemos projetar nossos próprios sistemas de segurança personalizados a nossas necessidades e vontades dentro da nossa residência, podemos criar alarmes, sensores de movimentos, sistemas de fechaduras de portas através de credenciais, senhas, digitais ou até mesmo desbloqueio por aplicativo. Podemos também criar sistemas que detectem fumaça, vazamentos de gás, luzes sinalizadoras, radares, cofres e muitos outros sistemas que podem ser incluídos na sua segurança.
Automação de Tarefas Cotidianas: Quem não quer uma ajudinha em tarefas domésticas? Quem nunca quis uma mãozinha robótica para ajudar em algumas questões? Podemos com o Arduino fazer automação para tarefas do dia a dia. Aqui vamos usar e abusar muito da nossa criatividade, podemos criar projetos para fazer a irrigação automatizada do jardim e quintal, um robô para ajudar na limpeza cotidiana, ou até mesmo um braço robótico! Os projetos são dos mais variados para podermos explorar e criar para facilidade no nosso dia a dia.
Automação para acessibilidade: Podemos realizar também projetos para auxiliar na acessibilidade residencial, seja com elevação para seguir escadas, braços robóticos para auxiliar no manuseio de objetos ou auxiliar em tarefas diárias, controles remotos acessíveis, além de poder adicionar inteligência e conseguir mandar comando a em objetos através de botões, sensores ou controlá-los através do aplicativo. Podem ser automatizados portas, janelas, cortinas/persianas, gavetas, ou seja, quase tudo!
Criar e realizar a automação de objetos cotidianos: Com o Arduino é possível também criar objetos inteligentes para usar no cotidiano, como por exemplo controles remotos para TV’s, relógios de LED, temporizadores, cronômetros, pisca-pisca com LED, instrumentos como piano, também é possível fazer teclados, mouses, tabuleiros de xadrez automáticos e muitas outras possibilidades de se utilizar o Arduino.
Como vimos, podemos realizar a automação residencial com inúmeras possibilidades, tudo depende da nossa criatividade e necessidade.

Como posso realizar a automação da minha residência?
Primeiro de tudo devemos ter em mente o que queremos realizar, qual será o projeto a ser realizado. Com a ideia de qual será a protótipo, o próximo passo é estudar as maneiras de criá-lo e também buscar as ferramentas, escolher qual é o tipo de Arduino ideal para o projeto a ser desenvolvido que irá atender todas as especificações. Montado o projeto, com tudo em ordem, basta realizar a instalação e colocar em prática o seu novo projeto!
E assim você terá a sua automação residencial, trazendo um lar mais prático, inteligente, mais acessível e moderno. Investir na automação residencial com o Arduino, é investir no seu lar, no seu conforto e também pode-se tornar uma excelente fonte de renda, nada lhe impede de fazer projetos personalizados para outras pessoas.

Deixe uma resposta