Arduino para que serve e como usa-lo?

Arduino para que serve e como usa-lo?

Já pensou em poder realizar comandos remotamente? Apagar as luzes sem precisar ir até o interruptor, de abrir uma porta sem precisar de fato ir até ela. Sim, isso é possível com o Arduino.

O Arduino pode ser um grande facilitador na sua vida, podendo ser utilizado em sua vida profissional, estudantil e até mesmo no cotidiano doméstico.

Vamos então entender e responder à pergunta “Arduino para que serve e como usá-lo?“, falar e entender um pouco a respeito da prototipagem e como podemos aprender e utilizá-la no nosso dia a dia.

O que é Arduino?

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica onde seu principal foco é dar inteligência a objetos, para criar e desenvolver protótipos. É muito utilizada por profissionais e também por pessoas que estão no começo do aprendizado da linguagem de programação, para dar acessibilidade, auxiliar em algumas tarefas do dia a dia, para criar objetos com inteligência própria ou também controlá-los remotamente através de um computador que realiza os comandos e interagindo com outros objetos ao seu redor.

O Arduino é de fato muito versátil, podendo ser utilizado em residências, comércios e até mesmo em locais móveis, como carros, por exemplo.

Como funciona o Arduino?

Através do seu microcontrolador, que funciona como o grande comandante da plataforma, o Arduino vai recebendo os comandos e realizando o processamento, esses comandos podem ser feitos tanto pelos botões quanto por sensores ou comandos, depende da programação realizada e do comportamento que foi programado para esse Arduino.

Composição do Arduino

Composto por um controlador Atmel AVR de 8 bits, uma interface serial ou USB e alguns pinos digitais e analógicos.

O Arduino, por ser uma plataforma de prototipagem e possuir uma inteligência, funciona tanto como um hardware quanto software. Ou seja, tem grande similaridade com uma placa de computador.

Essa composição pode ser variada conforme o modelo e tipo da plataforma escolhida para a composição e desenvolvimento do projeto.

O que eu consigo fazer com o Arduino para que serve?

Para que serve Arduino? Engenheiro prototipando um circuito eletrônico

Agora que entendemos como funciona a programação com o Arduino, conseguimos falar sobre as inúmeras possibilidades de projetos que conseguimos realizar com esse modelo de programação e prototipagem:

Comandos de fechar e abrir a porta: Com o Arduino conseguimos realizar comandos para abrir e fechar a porta de diversas maneiras, seja com senhas alfanuméricas, através do celular, leitura de digitais, apertando botões e etc. Vale a pena explorar a criatividade e também entender a necessidade, afinal, além de deixar o ambiente mais seguro, traz também grandes opções de acessibilidade.

Controle de luzes: Sabemos que é possível realizar comandos sensoriais com o arduíno, sendo assim podemos estimular comandos com um simples falar, bater palmas, tocar ou apertar um botão. Agora imagina poder apagar ou controlar o brilho ou intensidade de uma iluminação apenas oferecendo algum comando. Além de ser muito mais prático que o famoso interruptor, pode ser muito útil no uso cotidiano, seja em casa ou até mesmo em locais comerciais.

Protótipos de Robôs: Seja um braço robótico, um robô para realizar tarefas cotidianas como abrir gavetas, um robô que se locomove podendo realizar pequenas viagens de um cômodo a outro. Aqui a criatividade e a necessidade também contam e muito! Um robô completamente personalizado, seja na realização de tarefas quanto também nos comandos que serão disparados para a realização. Com o Arduino pode ser bem explorada essa área de robótica.

Sistemas de segurança: Segurança nunca é demais e com o Arduino você consegue realizar diversos projetos para reforçar a sua segurança. É possível realizar sensores de movimentos para identificar quando há alguém chegando, criar alarmes personalizados que podem ser disparados junto com o sensor de movimento como também para ocasiões de vazamentos de gás, incêndios e até mesmo para disparar algum sinal. Podemos também realizar controles de acessos, sistemas para identificações e em tempos de Covid podemos pensar até mesmo em sensores que falam do distanciamento social.

Objetos Inteligentes:  Perdeu o controle remoto? Pois com o Arduino você pode criar um novo para você, quer um robô que passa o pano na casa? você pode projetar um também! Quer ter um teclado novinho, personalizado do jeito que você gosta e sem fio? Com o Arduino você pode fazer você mesmo e do jeito que você gosta! Quer um relógio LED? Uma fita LED para decorar sua casa? Um mixer de volume? Sim, você pode ter e criar isso sozinho! O melhor do Arduino são as inúmeras possibilidades que ele trás, podendo ser utilizado para dar inteligência e criar qualquer objeto que você deseja. Seja do mais simples até o mais complexo.

Conclusão

Vimos que o Arduino tem inúmeras possibilidades de ser usado e que ele pode ser o nosso melhor amigo no dia a dia e nos ajudar nas tarefas, desde as mais simples às mais complexas, por isso aprender e usar o arduino e para o que serve, será um grande investimento que você irá fazer para a sua vida e o seu cotidiano.